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Dormir bem: dicas para relaxar e ter uma noite de sono tranquila

Cerca de 65% da população brasileira sofre com problemas para dormir, de acordo com pesquisa de 2019 feita pela Associação Brasileira do Sono.

Segundo a Associação Brasileira do Sono, o número de pessoas no país que sofrem com insônia é de aproximadamente 73 milhões.

A dificuldade para dormir e a falta de sono interferem diretamente na qualidade de vida desses 73 milhões de brasileiros.

Isso acontece porque as noites em que dormimos mal, ou ficamos em claro, diminuem drasticamente a sua capacidade de concentração durante o dia e também podem causar alterações no humor e no emocional.

Além disso, quando a qualidade do sono está ruim e isso acaba se tornando frequente, pode haver alterações no apetite e problemas sérios de saúde como ansiedade excessiva,  estresse e o desenvolvimento de falhas da memória.

Sendo assim, para que você tenha uma boa noite de sono é importante que você tenha hábitos que vão ajudar na hora de regular o sono e chegar ao estado de relaxamento total e sono profundo, que para muitas pessoas é difícil de alcançar.

Mas hoje, vamos te mostrar que é possível você ter uma noite de sono maravilhosa e dormir como uma pedra… Como se estivesse nas nuvens…

Aquele tipo de noite que faz você acordar pela manhã com disposição, pois sabe que descansou de verdade!

Há quanto tempo que isso não acontece com você, hein?

Para que isso aconteça, é importante determinar um horário específico para se desconectar do mundo e colocar alguns hábitos em prática.

Abaixo você verá a lista das 8 coisas que você precisa fazer para ter uma noite de sono melhor:

  1. Respeitar o seu horário e ir dormir na hora certa

Em média, as pessoas precisam dormir pelo menos 8  horas por dia para se sentir bem ao acordar cedo e conseguir fazer todas as suas atividades da melhor forma possível.

E por isso, se você é o tipo de pessoa que acorda cedo, você precisa ir dormir cedo, respeitando estes horários, até mesmo nos fins de semana e feriados.

Sem contar que você pode aproveitar muito mais do final de semana, só pelo fato de dormir e acordar cedo.

Uma ótima dica para você não ultrapassar o horário de ir dormir é usar o alarme do celular para te lembrar a que horas se deve ir para a cama.

Programe a hora exata que você deve ir dormir e ele irá despertar te lembrando que está na hora de descansar!

Além disso, é  interessante que você coloque o despertador longe da cama, do outro lado do quarto.

Assim a pessoa é obrigada a levantar para desligar o despertador e dessa forma fica mais fácil respeitar o horário. Até porque a parte mais difícil já vai ter sido feita, que é sair da cama.

  • Desligar a TV, celular e outros aparelhos eletrônicos

A televisão, celular, computador, entre outros aparelhos eletrônicos, devem ser desligados 30 minutinhos antes do seu horário de ir dormir.

O indicado é que na hora de ir pra cama, a pessoa fique longe desses aparelhos, principalmente do celular. Pois eles exercitam o cérebro, deixando a pessoa mais agitada e prejudicando o sono.

Evite ao máximo coisas como noticiários, por exemplo.

Na hora de dormir, fuja de notícias!

Você pode acabar se abalando com uma notícia e acabar com sua noite, por isso fique longe das mídias.

  • Ler um livro antes de dormir

O ideal é que você se deite na cama só quando for dormir e antes disso, fique recostada na cama ou, de preferência, no sofá, lendo um livro com uma luz um pouco mais fraca.

A leitura de um livro antes de dormir tem o poder de te desconectar da loucura do dia-a-dia, além de aprender algo novo com o livro.

É importante que você dê preferência à leitura de coisas que trazem paz e tranquilidade, evite livros ou histórias que promovam a tensão e o estresse.

  • Criar um ambiente escuro (sem luz)

Antes de ir dormir, é importante apagar todas as luzes e deixar apenas um abajur ligado, de preferência, com uma luz mais suave e amarela.

Até porque, a luz mais suave favorece o sono, conforme indica a cromoterapia.

Vale lembrar que, se você não tem o abajur, pode acender uma vela. O seu maior objetivo nesse momento é tornar o quarto aconchegante para que o sono seja estimulado e possa ter uma noite tranquila.

  • Praticar exercícios com frequência

Faça exercícios por 30 minutos todos os dias, de preferência antes das 21 horas, ao praticar exercícios o corpo gasta mais energia, aumentando a necessidade de descanso ao longo do dia.

As pessoas que sentem dificuldade em ir para a academia, podem experimentar fazer uma caminhada ou pegar a bicicleta e ir pedalar um pouco, antes do jantar, por exemplo.

O exercício físico após as 21 horas não é recomendado, porque ele pode ter o efeito contrário, pois a curto prazo o exercício aumenta a disposição e, por isso, pode interferir na hora de relaxar para ir dormir.

  • Descansar (cochilar) depois do almoço

Tirar um cochilo de aproximadamente 10 a 30 minutinhos logo depois do almoço já é o suficiente para relaxar sem prejudicar o sono a sua noite.

Você não deve tirar sonecas prolongadas durante o dia, pois elas podem tirar todo o sono à noite.

A soneca prolongada durante o dia só é indicada para bebês e crianças até aos 4 anos.

  • Evitar o café 6 horas antes de ir dormir

O consumo de bebidas estimulantes, como energético, café, coca-cola, chá preto, chá verde e alguns refrigerantes, precisam ser evitados 6 horas antes de dormir, porque a pessoa pode ficar mais agitada e ter dificuldade para pegar no sono.

Além disso, você também deve evitar comer muito no jantar.

Sempre que possível, você deve optar por bebidas que favorecem o sono, como um copo de leite morno ou um suco de maracujá, por exemplo.

  • Tomar um chá antes de ir dormir

Tomar um chá calmante antes de ir pra cama, ajuda a dormir melhor, estimula e induz o sono.

Alguns exemplos de chás com essas propriedades são os com valeriana, lavanda, camomila, passiflora ou cidreira, por exemplo.

Tenho certeza que praticar adotar esses 8 hábitos vai melhorar não só sua noite de sono, mas também a sua vida por completo!

Os 8 hábitos que você aprendeu hoje vão te ajudar a ter uma qualidade de vida melhor e isso com toda certeza irá impactar diretamente seus resultados em tudo que fizer.

Comente abaixo o que você achou da nossa conversa de hoje!

Boa sorte e até a próxima.

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