Categorias
BEM ESTAR MODA SUSTENTABILIDADE

4 livros imperdíveis sobre moda e sustentabilidade

Pensar em sustentabilidade engloba refletir sobre ações do dia a dia e como podemos contribuir com essa causa tão urgente e necessária.

As roupas que vestimos refletem nosso comportamento e propósito, por isso a Moda é tão importante parar criar tendências e formar opiniões. Ainda temos um longo caminho para transformar o mercado global num sistema que garanta um futuro melhor para as futuras gerações.

Para conhecer um pouco mais sobre o assunto e buscar novas reflexões, montamos uma lista de livros sobre moda sustentável! Vem com a gente!

Moda e Sustentabilidade – Design para a Mudança

Moda & sustentabilidade : Design para mudança (Autor: Kate Fletcher, Lynda Grose, 2019)

O momento de compra de uma roupa envolve muito mais que estilo, tecidos e cores. Nesse livro, você pode espiar e entender mais o universo além dos cabides, conhecendo a tecnologia por trás do corte, a fibra por trás do tecido, a terra por trás da fibra ou a pessoa na terra.

As pesquisadoras Lynda e Kate explicam, por meio de reflexões, maneiras de contribuir com a sustentabilidade, diminuir o impacto da indústria no meio ambiente e aumentar a durabilidade das peças. Incrível né?!

Moda ética para um futuro sustentável

Moda ética para um futuro sustentável (Autora: Elena Salcedo, 2014)

No dia a dia do trabalho na indústria da moda existem muitos momentos de decisão em que é possível se posicionar a favor do desenvolvimento ecológico. Diminuir as perdas, valorizar a vida útil de uma peça de roupa, usar tecidos de menor impacto, atender às certificações de matérias-primas, assegurar condições dignas de trabalho, são muitos processos que envolvem a sustentabilidade.

Elena Salcedo usa o ciclo de vida do produto para conduzir uma análise dos impactos da moda como ponto de partida, explorando os desafios de uma produção mais sustentável e conhecer iniciativas inspiradoras que podem ajudar a explicar essa mudança tão necessária.

Moda E Sustentabilidade: Uma Reflexão Necessária

Moda E Sustentabilidade: Uma Reflexão Necessária (Autora: Lilyan Berlim, 2012)

O primeiro livro brasileiro de moda sustentável apresenta dados de uma pesquisa extensa, contextualizando a sustentabilidade ao estilo de vida da nossa sociedade, hábitos de consumo e modelos de negócios.

A autora Lilyan Berlim propõe reflexões e gera conhecimento para transformar a área da moda e o processo criativo das roupas. O livro aborda ainda as principais matérias primas e serviços considerados sustentáveis e seus aspectos sociais, ambientais e econômicos.

Moda com propósito

Moda com propósito (Autor: André Carvalhal,2016)

No mundo moderno estamos cada vez mais atualizados sobre a moda e o universo fashion, cheio de novidades constantes e promoções irresistíveis. Essa ansiedade gerada pelo consumismo vazio tem deixado a sociedade e o meio ambiente esgotados. Enquanto muitas marcas continuam buscando o lucro através da compra desenfreada, surge um questionamento sobre ética e sustentabilidade.

O autor André Carvalhal reflete sobre as contradições do mercado para apresentar aquilo que deveria nortear todas as marcas de moda: o fazer com propósito. Mirando muito além da venda e do marketing, ele nos mostra como é necessário entender certos valores – como sustentabilidade, comércio justo, consciência social e cultural – para ser capaz de inovar e empreender com sucesso.

Na coleção Primavera Verão da Laura você encontras uma variedade de saias com jeans sustentável. Confira os modelos no nosso site.

E aí, quem já quer aderir ao estilo de vida sustentável e incluir roupas sustentáveis no closet?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *