Categorias
BEM ESTAR

O que significa bem estar para você?

“Bem-estar é o conjunto de práticas e de elementos que proporcionam conforto, segurança, tranquilidade e satisfação”

Como esta sendo sua vida? Você se sente feliz com o estilo de vida e a forma que esta vivendo? Comenta aqui pra gente uma nota de 0 a 10 para sua felicidade, sendo 0 infeliz e 10 muito feliz.

Você realmente sabe o que é bem-estar?

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS) o bem-estar envolve a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social” e não somente como a ausência de doenças.

O termo vem sendo muito utilizando nos negócios e meios de comunicação na internet, com intuito de chamar atenção daqueles que sentem-se bem ou tem o desejo de sentir-se bem e satifeito fisicamente e emocionalmente. O real bem-estar transcende essa ásica explicação.

E então bem-estar seria estar bem?

“Bem-estar é o conjunto de práticas e de elementos que proporcionam conforto, segurança, tranquilidade e satisfação”, assim, se você se encontra numa rotina saudável de alimentação e exercicios, porém, esta insatisfeita com seu trabalho, você não comteplará o real bem-estar.

Veja pequenas definições de bem-estar, em seus diferentes aspectos:

  • bem–estar físico está relacionado ao corpo humano e engloba aspectos como condições nutricionais, disposição, força e atividade física, sono e repouso, e vários outros;
  • bem–estar mental está ligado à capacidade de raciocínio e concentração, produtividade e trabalho, bem como à relação consigo mesmo e à forma como enxerga o mundo;
  • Já o bem-estar social está ligado aos relacionamentos e às condições sócio-econômicas.

Agora pode ser quevocê tenha pensado, “quem poderia alcançar os mais altos niveis de bem-estar?” Pois, quem realmente é feliz e totalmente satisfeito com a vida, sobre todos os aspectos?

A esta altura, você provavelmente está imaginando que esse completo bem-estar é um conceito inatingível, afinal, quem está completamente satisfeito com sua vida em todos os aspectos?

Estar bem consigo mesmo, é realmente estar bem, porém, você não estará bem ao ver coisas ruins acontecerem a sua volta! Isso já diminui o seu bem estar emocional.

A busca pelo bem estar

Quando falamos na busca pela felicidade, isso compreende todas nossas ações. Compreende todo nosso meio, a forma que lidamos com o ambiente de trabalho, família, amigos, etc.., compreende o nosso querer, a nossa imaginável necessidade e satisfação com recursos materiais e financeiros.

Para alcançar a felicidade é crucial, que estejamos felizes com nos mesmo, e com o que temos ao nosso redor. Para atingirmos nossa satisfação e bem-estar, precisamos estar com paz de espirito, um paz interior que não tenha vinculos com bens materiais.

Nem sempre é fácil obter essa satisfação

Cotidianamente, somos influenciados diretamente pelo comportamento, pelo humor e por nossas atitudes e relações com outros.

É super comum, estarmos de frente a problemas que geram uma tensão ou estresse, e geralmente, precisamos de umaforça extra, para conseguirmos pular esses obstáculos de forma positiva.

Tenha uma visão positiva de si mesmo

Mais mportante do estar bem, é estar bem consigo mesmo, ser feliz da forma que você é ou está, tenha sempre uma visão positiva da pessoa que você é, sem ter uma visão do que quer ser ou de algo imaginavel que não é.

A visão do que quer ser, chama se objetivo. Você precisa esta bem consio mesmo, para focar e alcançar seus objetivos.

Não seja buscador de felicidade

Aproveite e desfrute das pequenos e mais curtos que sejam momentos de felicidade. Tenha foco nos seus objetivos sem sair dasua realidade, viva bem com o que se tem.

A felicidade não pode ser vista como uma obrigação ou um ideal a ser alcançado e depois disso nada mais virá.

É preciso ter consciência de que as vezes nem tudo estará bem, e isso é fundamental para ter um bom aproveitamento da vida. A dor é sempre veículo de consciência. Faz parte do crescimento humano, e uma vida real tem dessas coisas.

Délia Guzmán nos diz: 

Aquele que busque apaixonadamente, desesperadamente, um bem-estar, que está fora de si mesmo, entrará em um labirinto de difícil saída, tanto que poderá passar toda uma existência percorrendo vias erradas que conduzem a outras mais equivocadas ainda.

Aquele que se acha nessa situação, viverá sempre dependendo das pessoas e das circunstâncias; será tão feliz como lhe permitam as pessoas com as quais convive e terá tantas ou tão poucas satisfações como lhe ditem as circunstâncias. Sabendo onde achar o bem-estar, é preciso saber buscá-lo e ter presente que toda busca implica um trabalho.

Começe a ser grato.

Ter esse olhar de gratidão para as coisas positivas da vida faz muita diferença, é um habito libertador.

Quanto mais a gente agradece, mais bençoes acontecem na nossa vida. Gratidão atrai coisas boas.

Feche os olhos por um instante e dirija o foco do seu pensamento para tudo que lhe traz conforto e tranquilidade nas diversas áreas da sua vida.

Talvez, seu corpo ainda não esteja na forma que você deseja, mas ele lhe sustenta diariamente nas atividades que realiza.

Talvez você não esteja satisfeito com seus resultados profissionais, mas já aprendeu algumas coisas com o seu trabalho que podem contribuir para sua carreria.

Talvez você esteja distante de velhos amigos, mas a sua família está presente em sua vida diariamente.

Cuide da sua mente e dos seus pensamentos. Ter uma visão positiva de si mesmo é um dos aspectos mais importantes para se alcançar o bem-estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *